terça-feira, 26 de abril de 2011

Álcool engorda?

A resposta é precisa: sim. E não é pouco.O álcool é um "macronutriente", pois fornece energia. A energia é dada em calorias e o álcool possui cerca de 7 calorias por grama. Pra se ter noção, 17,78 ml de álcool puro, quantidade equivalente a uma dose de 27,57 ml ( 2 colheres de sopa) de bebida alcoólica, contém aproximadamente de 80 a 90 calorias. Um exemplo mais claro é a ingestão de uma lata de cerveja (350ml) que equivale ao consumo de 25g de bacon. E essas calorias são ditas vazias, por não conterem qualquer outro nutriente benéfico, como vitaminas e minerais.
Ixii, e sem contar que quando está bebendo aquela cervejinha, tem uma irritação gástrica, pois o álcool causa tal irritação.O organismo manda sinal de fome, para amenizar o problema. Mas aí é que o problema aumenta, pois vem as calorias da refeição, e ainda as do álcool. É, podemos dizer que come-se mais quando a refeição é precedida ou acompanhada de bebidas alcoólicas. Levando assim a maior ganho de peso.

 
Com o estudo percebemos mais um agravante para que o ganho de peso. [1]"O álcool interfere no metabolismo dos alimentos, sendo que o corpo leva de seis a oito horas para eliminar a substância e, nesse período, dá prioridade ao líquido na obtenção de energia para as atividades cotidianas. Assim, as outras substâncias ingeridas nessa mesma fase acabam se transformando em gordura. "
Podemos comentar sobre um transtorno alimentar: a DRUNKORÉXIA, ligada a ingestão de álcool no lugar da refeição. Já nesse caso, a busca é ingerir o menos de calorias possíveis, buscando emagrecer. É um tipo de anorexia, que tem como o alimento o álcool, que nesse caso iria ajudar a diminuir a fome, para "aguentar" não ingerir mais alimentos



3 comentários:

  1. Pra quem quer peder uns quilinho,melhor ficar longe do álccol.
    Roberta FErnanda.

    ResponderExcluir
  2. Mas uma coisa sobre o alcool que afeta o nosso corpo,conhecida como "barriguinha de cerveja".Cheila

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais gordura houver no intestino mais lenta se tornará a absorção do álcool. Apesar do álcool ser altamente calórico (um grama de álcool tem 7,1 calorias; o açúcar tem 4,5), ele não fornece material estocável; assim a energia oferecida pelo álcool é utilizada enquanto ele circula ou é perdida. A famosa "barriga de chop" é dada mais pelos aperitivos que acompanham a bebida.

    ResponderExcluir