terça-feira, 26 de abril de 2011

Dependência de álcool é doença....

O álcool, ao contrário do que muitos querem fazer crer, não é bebida inofensiva. Causa dependência. E a dependência é doença. E essa dependência mostra a dimensão do mal e o custo que representa para a sociedade. O álcool prejudica o funcionamento dos centros de coordenação motora e o sistema nervoso sensitivo. . Ao agir sobre os centros superiores do cérebro, priva o indivíduo, momentaneamente, do uso da razão. Esse estado de loucura passageira é um fator muito importante na produção de crimes interferindo assim no aumento da violência. As agressões domésticas têm um denominador comum: o consumo de bebida alcoólica pelo algoz. O marido que bate na mulher, a mulher que maltrata os filhos. Enfim, os confrontos não raro acabam em tragédia. Um estudo inédito da Universidade Federal de São Paulo, realizado em 7.939 domicílios de 108 cidades brasileiras, revela que houve violência em 35% das residências. Em 17,4% dos casos,o abuso do álcool estava presente.
Apesar das conseqüências comprovadamente desastrosas, o álcool é visto como inofensivo. Pais incentivam os filhos a experimentar a bebida em casa, em festas, reuniões familiares, ou no dia a dia. A televisão faz propaganda do álcool em horário nobre. Glamouriza o produto a anos. A venda é livre em supermercados ou lojas de conveniência, o preço é convidativo. Porém é hora de mudar pois além de várias conseqüências na saúde do indivíduo, aumenta a violência e dificulta a aprendizagem, interferindo também no desempenho profissional

3 comentários:

  1. Mtas pessoas bebem pra tenta esquecer um problema, mais acaba ganhando outro: a dependência, que é um problema serissimo.
    Maressa.

    ResponderExcluir
  2. O álcool pode ser por uns momentos o refúgio das angústias,dos problemas,e pode ser por um segundo o fim de uma vida,de um sonho.Álcool causa dependencia quimica,doença.Acabando com a vida da pessoa,e ainda álcool é uns dos grandes problemas nas rodovias desse país.
    Roberta Fernanda.

    ResponderExcluir