sábado, 30 de abril de 2011

O que acontece com nossos órgãos quando entram em contato com o álcool



Nosso corpo recebe o álcool através do sistema digestório. Quer dizer, para que ele chegue até nossa corrente sanguínea temos que, invariavelmente, bebê-lo e digeri-lo. Disso, todo mundo sabe! Mas talvez o que muita gente não saiba, ou até saiba, mas nunca parou para pensar, é que o álcool vai muito além do nosso tubo digestivo – ele se espalha pelo corpo todo e o afeta muito.
Conheça um pouco a extensão do poder do álcool no nosso corpo:
Órgão ou local do corpo
Efeito do álcool
cérebro
Estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina, responsável pelo prazer, pelo humor e pela ansiedade. Por isso, a princípio, a pessoa fica desinibida e eufórica.
cérebro
Quando o álcool para de estimular a produção da serotonina ocorre o efeito inverso, e por isso a pessoa fica ansiosa e depressiva.
cérebro
Atinge outros neurotransmissores, como consequência inibe a liberação de glutamato e aumenta liberação de ácido gama-aminobutírico (um neurotransmissor), seus neurônios trabalham mais devagar e por isso a pessoa embriagada perde a coordenação motora e o controle. Por isso, muitas vezes ela fica com a mão trêmula, não consegue parar de pé e não tem reflexos para dirigir.
cérebro
Quando o álcool para de inibir a produção de glutamato, para compensar, o corpo produz muito mais dessa substância, que é um estimulante natural. Por isso a pessoa não consegue dormir direito.
cérebro
Os neurotransmissores responsáveis por captar luz e som são inibidos, por isso a pessoa que já bebeu muito cerra os olhos para poder enxergar melhor e fala muito alto.
cérebro
Quando o álcool para de inibir os neurotransmissores responsáveis por captar luz e som, eles acabam ficando superestimulados, por isso a pessoa fica tão sensível à luminosidade e ao barulho.
estômago
Irrita a mucosa do estômago e estimula a produção de ácido gástrico, por isso sente náusea e mal-estar.
estômago
Provoca o vômito, pois é a única forma que o corpo encontra para se defender e expulsar o que esta lhe fazendo mal.
rins
Inibe a produção do hormônio que controla a absorção de água pelos rins, por isso faz 50% mais xixi.
coração
Como a pessoa faz muito xixi, acaba eliminando mais minerais, como magnésio e potássio, do que devia. Com a falta deles, o ritmo do batimento cardíaco se altera.
intestino
Ao ser absorvido pelas paredes do intestino, o álcool atrapalha a absorção de água, que não ocorre corretamente, por isso a pessoa tem diarreia.
intestino
Como a pessoa tem diarreia, ela elimina mais água do que deveria e fica desidratada – por isso também sente a boca seca, entre outros sintomas.
Corrente sanguínea
Como a pessoa está desidratada, seu sangue fica com pouca água e, consequentemente, mais espesso. Para que ele consiga ser bombeado e chegue a todo o corpo, as artérias aumentam sua espessura e causam a dor de cabeça.

2 comentários:

  1. Olá! Gostei de como trabalharam o efeito do álcool! Esclarece muito, algumas dúvidas metabólicas que não conseguimos explicar!

    ResponderExcluir
  2. Vixi, ainda nao sei como tem tanta gente que ingere tanto alcool, se ele nao costuma trazer nada de BOM!!
    Maressa.

    ResponderExcluir