terça-feira, 26 de abril de 2011

Ressaca...

Porque sentimos ressaca?A ressaca é a resposta do organismo à serie de eventos que ocorrem após a ingestão do álcool.

A primeira coisa que ocorre após a entrada do álcool na corrente sanguínea é o envio de uma mensagem ao cérebro para a diminuição da criação da vasopressina, um hormônio antidiurético. Com a menor quantidade desse hormônio, a água ingerida passa pelo rim e esse a envia diretamente para a bexiga, sem haver reabsorção. Por isso vamos tantas vezes ao banheiro quando ingerimos álcool.
Com a urina, vão embora também, sais mineirais e potássio, que são fundamentais para o bom funcionamento de nervos e músculos e das células.

Quando o ácool chega no fígado, ele é transformado à acetaldeído, pela enzima alcool desidrogenase. O acetaldeído pode ser transformado, através de uma reação catalisada pela aldeído desidrogenase, em acetato, que não é tóxico. Entretanto, quando o alcool é ingerido em excesso, o estoque de uma substância chamada glutationa (coenzima que se junta à enzima para formar acetato), esgota-se rapidamente do fígado e enquanto ele trabalha para repor o estoque, o acetaldeido se acumula no organismo.

Para evitar a indesejada ressaca, as pessoas inventaram diversos remédios, dentre eles torrada queimada, café preto, ovos, banana, beber um pouquinho mais de alcool no dia seguinte, entre outros. Poucos desses "remédios" funcionam. Vamos ver alguns que funcionam e porquê.



Rico em cisteína, substância presente na glutationa, ajuda a degradar o acetaldeído e transformá-lo em acetato, mais rapidamente, diminuindo o tempo que o acetaldeído fica no corpo.




Quando bebemos muito, o alcool, uma droga estimulante, faz com que o nosso corpo iniba a glutamina (hormônio estimulante). Quando o efeito do alcool está passando, o nosso corpo tenta recuperar o tempo perdido para a glutamina e produz um nível de hormônio muito maior que o necessário. Daí vem a insônia, e consequentemente, a fadiga no dia seguinte. A frutose, açúcar contido nas frutas, ajuda a ganhar energia que foi perdida por causa do excesso de glutamina que o corpo produz, diminuindo a fadiga.



A banana é extremamente rica em potássio, que foi perdido pela urina, consequência do efeito diurético do alcool. Como o potássio atua nos nervos e nos músculos, sua falta causa dores de cabeça, fadiga e náusea. A reposição pode diminuir esses sintomas.








A água ajuda a diluir as toxinas do organismo, além de repor os eletrólitos perdidos através da urina. Mais ainda, ajuda a prevenir a ressaca, pois dá mais tempo ao corpo para se habituar com o alcool rondando.






Mas mesmo assim, todos esses "remédios" só diminuem os sintomas da ressaca. O que evita a ressaca mesmo, é a não ingestão alcoolica, ou sua ingestão moderada.

3 comentários:

  1. Não me lembro! Mas houve um comentário na aula sobre beber urina! E aqui tem resposta! Vão embora sais minerais, potássio! Somos plena substância hormonal! Tudo em dose certa! Veja só uma das importância da água no metabolismo, DESINTOXICAÇÃO! Precisamos ter consciência com a qualidade de vida, repensando valores!

    ResponderExcluir
  2. Hoje falamos novamente das substâncias presentes no sangue e quando filtrado no rim são eliminadas algumas e novamente o comentário de se beber urina acreditando que repõe muitas das coisas que se "perde" no metabolismo. Olha só! Essa é a prática usada pelos adeptos da urinoterapia, também chamada de terapia real, como forma de prevenção, cura de doenças e busca de melhor qualidade de vida. O tratamento consiste na ingestão de xixi ou em sua aplicação na pele por meio de compressas, fricção ou banhos de imersão.

    ResponderExcluir
  3. O alcool quando entra no nosso organismo ele realiza ,como se fosse um diuretico,por isso vamos de mais no banheiro quando bebemos.Ta ai umas boas receitas quando exagerarem nas bebidas.Cheila

    ResponderExcluir