terça-feira, 26 de abril de 2011

Vinho X Suco de uva

Vinho X suco de uva:

Estudos recentes têm demonstrado os benefícios do suco de uva para a saúde. Muitos dizem que o suco de uva pode fornecer as mesmas vantagens que o vinho tinto ofereceria, com a vantagem da não ingestão do álcool. Outras pesquisas, no entanto, dizem que o suco de uva oferece sim benefícios ao organismo mas não com a mesma intensidade que o vinho tinto. O que se pode concluir então? Que o vinho possui vantagens sobre o suco de uva e que o suco de uva possui vantagens sobre o vinho e que em suma ambos trazem benefícios à nossa saúde quando ingeridos com moderação! (principalmente o vinho, por conter álcool). Por isso enquanto não se chega à um ponto comum, apreciemos o vinho e bebamos suco de uva!
Os polifenóis, presentes no vinho, podem atuar reduzindo o colesterol. Com isso a chance de formação de cálculos biliares se faz mínima.
O vinho pode atuar também diminuindo a incidência de úlcera péptica já que quando consumido com moderação, esse além de aliviar o estresse ele atua inibindo a histamina, agindo “contra o Helicobacter pylori” bactéria que leva à “úlcera duodenal”
E como tantos outros benefícios.
É importate ressaltar que, todos os benefícios que o vinho pode trazer para o organismo são obtidos através do consumo moderado dessa bebida, que é alcoólica e que por isso em excesso gera mais malefícios que o montante de benefícios apresentados acima.

2 comentários:

  1. As pessoas só nao podem empolgar e começar a beber muito vinho achando que está ajudando!
    Maressa

    ResponderExcluir
  2. Apesar da ampla função terapêutica do álcool durante a Idade Média, actualmente tem uma utilização muito restrita a este nível. É usado para desinfecção e cura de algumas lesões na pele. O consumo moderado de álcool pode ser benéfico, dado que reduz o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.Chegando ao seio da substância nervosa, excita-a e diminui sua energia e resistência, e deprime os centros nervosos fazendo surgir lesões mais graves: paralisias, delírios (delirium tremens).

    ResponderExcluir