sexta-feira, 27 de maio de 2011




Drinque com energético é mais perigoso que álcool
Pesquisadores dizem que bebidas energéticas deveriam ter alerta no rótulo
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos indica que tomar bebida alcoólica com energético é mais perigoso do que consumir um drinque só com álcool. Por causa disso, os cientistas dizem que os energéticos deveriam vir com um alerta no rótulo indicando que a mistura com álcool é perigosa.

No estudo, realizado pela Universidade do Norte do Kentucky, 56 alunos foram divididos em quatro grupos. Eles receberam uma bebida alcoólica, energético, uma mistura dos dois ou um placebo (drinque não alcoólico). Os pesquisadores “maquiaram” os copos para que os voluntários não soubessem o que estavam tomando.

Os cientistas mediram os reflexos dos alunos depois de tomar uma dose da bebida e pediram que eles se avaliassem em quesitos como estimulação, sedação, fraqueza e nível de intoxicação.

Todos os estudantes que beberam álcool mostraram problemas de controle dos movimentos. Mas aqueles que tomaram a bebida energética tinham menos noção a respeito do seu estado alcoólico, o que aumenta o risco de condutas perigosas como dirigir bêbado.

Cecile Marczinski, professor envolvido no estudo, diz que misturar álcool e bebidas com cafeína (como Coca Cola e rum) não é algo novo. O problema é que as bebidas energéticas atuais têm cerca de três vezes mais cafeína, o que faz com que elas sejam muito estimulantes.

– Tipicamente, as pessoas não conseguem fazer bons julgamentos quando estão bebendo álcool. É aquela sensação de sono que faz com que elas percebam que está na hora de ir para casa. Isso [a bebida energética] pode fazer com que a experiência da festa se torne mais longa do que o indicado. 

2 comentários:

  1. Muito interessante esta pesquisa,porque teve um aumento ao consumo do energético não somente, como é o caso do pó de guarana que tem o mesmo efeito senão pior que o energetico, com bebidas alcoolicas.
    Acham que ele é fraco, que não vai fazer mal assim, mas pelo contrário ele é muito perigoso ao nosso organismo.Cheila

    ResponderExcluir
  2. Temos que tomar todo o cuidado.Época de carnaval o energetico é muito comprado pelos foliões,sem saber o risco que correm.
    Roberta Fernanda.

    ResponderExcluir