quinta-feira, 30 de junho de 2011

Consumo de álcool por adolescentes está associado ao uso do computador.

Adolescentes que consomem álcool passam mais tempo a frente do computador acessando redes sociais, baixando ou ouvindo música, em comparação com jovens que não bebem, segundo uma pesquisa publicada na versão online do Journal Addictive Behaviors.
O estudo da pesquisadora Jennifer Epstein, especialista em saúde pública da Weill Cornel Medical College analisou 264 adolescentes norte-americanos, entre 13 e 17 anos.
Os resultados mostraram que os adolescentes que relataram beber no último mês usaram o computador por mais horas por semana, excluindo o tempo gasto com trabalho escolar, do que aquelas que não beberam.
O ato de beber mostrou relação com acesso à rede sociais e baixar e ouvir músicas. No entanto, não foi encontrada relação entre o uso de bebida e videogames ou de compras online.
Para a pesquisadora, a própria publicidade de bebidas alcoólicas presentes na internet pode ter relação com o ato de beber.
- Embora os fatores específicos que ligam beber na adolescência e uso do computador ainda não estejam definidos, parece provável que os adolescentes estão experimentando álcool e atividades na internet. A exposição à publicidade de álcool em redes sociais pode reforçar o ato de beber entre os adolescentes.
Geralmente, os adolescentes experimentam álcool pela primeira vez entre os 12 e 13 anos. Mas há outros fatores que permitem que essa experimentação aconteça até mais cedo, aponta a pesquisadora. Eles vão desde a falta de supervisão dos pais, falta de comunicação familiar, disciplina muito severa ou mesmo um histórico de abuso de álcool e drogas dentro de casa.
Diante disso, Jennifer Epstein afirma que o papel dos pais pode ser decisivo para evitar comportamentos extremos dos filhos.
- Os pais devem também reforçar suas regras sobre o uso de álcool e do computador.

4 comentários:

  1. como disse em um dos comentarios acima, os jovens buscam a solução nas bebidas. E isso pode ser decorrente da falta de amor, carinho, educação e explicação dos pais.
    Laura Rossato

    ResponderExcluir
  2. A bebida da felicidade! Uma fórmula milagrosa! Capaz de combater todos os males...Mas só quando está sob efeito do álcool. Tempos modernos, emagrece, enfrentar a depressão, derrubar o estresse. Um alívio imediato para o sofrimento. Bombardeio de puplicidade para vender e o alvo é o jovem. Uma roubada!

    ResponderExcluir
  3. O computador esta sendo algo q esta incentivando os jovens a beber tão cedo mas isso tambem esta relacionado com o incentivo dos pais que bebem na frente dos filhos e as vezes com a falta de amor carinho e atenção. josiene

    ResponderExcluir
  4. A crise econômica, o desemprego, os problemas emocionais, entre outros fatores, têm levado um número cada vez maior de pessoas a buscar refúgio no álcool. A solução é a bebida!? Os pais não acreditam que oferecer um gole de vinho ou cerveja para uma criança seja prejudicial para a saúde.
    - Explique para seu filho que o álcool é muito prejudicial para seu desenvolvimento;
    - Proíba o consumo do álcool e deixe claro os limites. Neste caso, não deve existir discussão;
    - Impeça que seu filho frequente locais onde não haja controle no consumo de álcool;
    - Peça que as pessoas que frequentam sua casa não ofereçam bebidas para as crianças;
    - Não dê festas em casa com bebidas alcoólicas.

    ResponderExcluir