quarta-feira, 29 de junho de 2011

Questão de Responsabilidade

O consumo de álcool pelos adolescentes está cada vez maior, aumentando os índices de internações causadas pelo excessivoconsumo de bebidas alcoólicas. Pesquisas apontam que de [que]vinte anos atrás para os de hoje [atrás], o consumo de álcool era 74,5% menor que nos dias de hoje. Na década de 30 o consumo de álcool foi tão absurdo, para a época, que em 1941 foi transformada em lei a proibição da venda e/ou consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade.

A bebida alcoólica é a droga lícita mais consumida no Brasil e infelizmente é mais consumida por adolescentes entre 15 a [e] 18 anos,sendo que os homens consomem três vezes mais que as mulheres devido à questão física. Mas estes [esses] adolescentes, muitas vezes, utilizam da bebida para se mostrar maduros. Eles enfrentam a bebida para expor a todos ao seu redor que ele(a) não é fraco(a) e pode beber o quanto quiser que e não irá [eles não são fracos e podem beber o quanto quiserem que não irão] passar mal. E esse excesso mancha a imagem de todos os adolescentes, pois não são todos que utilizam desse meio para chamar atenção. Será que a lei criada em 1941 é mesmo correta? Será que os menores de idade não têm responsabilidade suficiente para poder consumir bebidas alcoólicas? 

A lei foi criada para amenizar o consumo desta [dessa] droga lícita, mas os jovens sempre acabam aprendendo "um jeitinho brasileiro" deconseguí-las [consegui-las]. Não é a idade da pessoa que irá definir o seu nível de inteligência ou de capacidade para que possa consumir bebidas, mas como não temos um modo de identificar as pessoas com baixa responsabilidade, então criaram a lei de proibição.

Acredita-se que as pessoas ao passar dos anos aprendem com os próprios erros o que é certo ou errado, então deixem [deve-se deixar]que os adolescentes bebam moderadamente, e deixe que eles [para que] aprendam. Pois nem mesmo seus pais, que são inspiração para eles, podem dizer que nunca beberam demais. 

3 comentários:

  1. Nossa é isso msm que acontece. A lei existe, mais os donos de bares nem msm os proprios pais nao a respeitam, e mtas das vezes incentiva e acha bonito seus filhos beberem!
    Maressa.

    ResponderExcluir
  2. A palavra é responsabilidade com a vida, com a saúde, com o próximo.

    ResponderExcluir
  3. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade.

    ResponderExcluir